Cametá é uma das cidades mais antigas do Pará.
Localizada à margem esquerda do Rio Tocantins, fica cerca de 150km de distância da capital Belém.
Com rica história e cultura, além de belezas naturais exuberantes, povo hospitaleiro e simpático.
Além disso, a forma de cantar, dançar e os pratos da culinária local chamam a atenção.
Dessa forma, a cidade oferece aos visitantes uma experiência única com opções para todos os gostos.
Portanto, continue a leitura para saber mais.
O que fazer em Cametá
- Centro Histórico: Um local rico em arquitetura colonial, com diversos casarões e sobrados antigos. Bem como igrejas antigas, como por exemplo, a Igreja de São João Batista.
- Orla do Rio Tocantins: Em seguida, um lugar execelente para ver o pôr do sol. Além disso, é onde ficam vários restaurantes e quiosques que oferecem os pratos típicos da culinária local.
- Ilha do Murutucum: Fica a poucos minutos de barco de Cametá, onde tem praias de areias brancas e águas cristalinas.Dessa forma, dá para aproveitar para nadar bem como praticar esportes aquáticos.
- Praias de Cametá: Em seguida, a mais famosa é a Praia da Aldeia onde dá para se refrescar e usufruir da infraestrutura local e por fim, visitar a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além disso, tem cerca de 90 ilhas e 2 balneários para lazer e pesca.
- Museu de Cametá: Conta a história da cidade e da região, desde seus primórdios até os dias atuais. O museu abriga diversos objetos e documentos históricos, além de exposições temporárias sobre diferentes temas.
- Praças: A cidade possui 5 praças principais que são pontos turísticos, de lazer, histórico e culturais.
Outras Atrações
- Gastronomia: A base da gastronomia local é o peixe da espécie “mapará”, sendo que na maioria das vezes é acompanhado por uma tigela de açaí.
- Manifestações culturais: Então começa pelo linguajar, onde o povo chama os desconhecidos de parente. Além disso, o Carnaval atrai milhares de turistas, dessa forma, o Carnaval das Águas é único no Brasil e no mundo. Por fim, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das festas religiosas mais famosas e que é realizada no 3º domingo de setembro.
- Comunidades Quilombolas e Ribeirinhas: Visitar esses locais e conversar com as pessoas é uma baita experiência.
- Cachoeiras: Se você gosta de trilhas e cachoeiras visite a Cachoeira do Murutucum, Cachoeira do Arrependido e a Cachoeira do Pindobal.
- Artesanato Local: Inclui peças de cerâmica, fibras naturias e madeira.
Enfim, se você gostou das dicas, siga nossas redes sociais para receber conteúdos relacionados à viagens.
https://web.facebook.com/rotadeviaagem
https://br.pinterest.com/rotadeviagembrasil/