Capitólio para quem ainda não conhece fica a 280km de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Conhecido como o Mar de Minas, esse destino atrai os olhares de muitos turistas e já entre os destinos mais cobiçados do Brasil.
Por isso, continue a leitura que vamos te mostrar o que tem de melhor desse pedaço de paraíso brasileiro.
Atrações e o que fazer em Capitólio
O que mais conquista é a beleza dos cânions com o verde esmeralda do Lago de Furnas, colosso de 1440km², que banha mais de 30 municípios mineiros.
Esse lago é um dos maiores lagos artificiais do mundo.
O cenário é composto por cânions de mais de 20m de altura, fendas e cachoeiras onde escorrem as águas verde-esmeralda, porém nos finais de semana e feriados, ficam cheias de barcos e lanchas.
As agências de turismo proporcionam passeios de lancha durante o dia todo, com paradas de almoço e banho durante o passeio.
Passam pela Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha (24m e cobra ingresso por ser particular), Vale dos Tucanos e a Cachoeirinha da Ilha.
Próximo ao Rio Turvo, algumas agências fazem passeios de escuna e chalana.
A maior parte dos visitantes se concentram no Balneário Escarpas do Lago, um condomínio de luxo mas que possui acesso livre.
Ali no condomínio é possível se hospedar, pois a grande maioria das casas são de veraneio e muitos alugam no meio tempo.
Caso você fique por Escarpas, é bom saber que a cachoeira mais longe dali fica a 50min de estrada sem movimento.
E se você se hospedar em Capitólio, por exemplo, economiza 10 min de trajeto.
Próximo da região, a mais de 100km fica o Parque Nacional da Serra da Canastra que reuni 6 municípios, mas os locais de visitação do parque ficam a 2 horas de Capitólio.
No caminho da cidade pare para comtemplar o Mirante dos Cânions que fica entre o km 313 da MG-050.
Você pode ainda aproveitar o Cascata Eco Parque e a Cachoeira da Capivara.
Para ver as belezas de Capitólio de cima, a Damata Balonismo promove passeio de balão pela região do Lago de Furnas e Serra da Canastra.
Se você estiver com veículo 4×4 pode ir até o Morro do Chapéu, as cachoeiras do Retiro Viking, Fecho da Serra, lugar que se pratica rapel, motocross, caiaque e mountain bike.
Quando ir
Nos meses do verão (dezembro à março) são mais chuvosos e pode acontecer o fenômeno de cabeça d’água que pode ser até perigoso, mesmo assim, se for nesse período, fique atento a previsão do tempo e recomendações das autoridades.
De abril até outubro são então os melhores meses.
Mesmo assim é bom saber que sempre é movimentado por lá, principalmente fim de semana, férias escolares e feriados.
Gostou de deste artigo? Avalie e deixe seu comentário, aproveite e compartilhe, dessa forma, mais pessoas poderão conhecer Capitólio.
Você pode gostar de:
Lugares Para Viajar No Brasil Que São Melhores Que Ir Para O Exterior