Ilha Do Bananal,TO: Curiosidades, O Que Fazer E Onde Ficar


A Ilha do Bananal é para quem gosta de descansar em meio a natureza, curtir as praias pluviais e praticar a pesca esportiva, confira
Um pouquinho das belezas da Ilha do Bananal.

Então para começar, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com uma área de 20.748 km², localizada no rio Araguaia, entre os estados do Tocantins, de Mato Grosso e de Goiás.

Além disso, é formada por 1.100 ilhas menores, que estão interligadas por canais e lagos.

A Ilha do Bananal é um importante destino turístico, conhecido por sua beleza natural, diversidade de fauna e flora, e cultura indígena.

Assim como também, é habitada por cerca de 10 mil pessoas, que vivem em comunidades tradicionais, como os Xavantes, os Javaés e os Karajás.

A Ilha do Bananal é um ótimo lugar para fazer atividades de ecoturismo, como trilhas, canoagem, pesca e observação de aves.

A ilha também é um importante centro de pesquisas científicas, abrigando uma variedade de espécies de plantas e animais, incluindo onças-pintadas, jacarés, macacos e aves.

Se você está procurando um destino turístico de beleza natural, diversidade cultural e atividades de ecoturismo, a Ilha do Bananal é o lugar perfeito para você.

O que fazer na Ilha do Bananal

  • Fazer trilhas: A Ilha do Bananal possui uma rede de trilhas que levam a diferentes pontos turísticos da ilha, como por exemplo, cachoeiras, lagos e comunidades indígenas.
  • Canoagem: Os rios e lagos são ótimos para a prática da canoagem. Você pode explorar a ilha de uma forma diferente e se aproximar da natureza.
  • Pesca: Um ótimo lugar para quem gosta de pescar, sendo que existem, diversas espécies de peixes, como tucunaré, pacu e dourado. Sendo que a região do Parque Estadual do Cantão é a mais procurada para a pesca esportiva.
  • Observação de aves: A Ilha do Bananal é um importante centro de observação de aves. Você pode observar diversas espécies de aves, como tucanos, emas, pica-pau-do-parnaíba, araras e garças.
  • Visitar as comunidades indígenas: A Ilha habitada por cerca de 10 mil pessoas, que vivem em comunidades tradicionais, como os Xavantes, os Javaés e os Karajás. Você pode visitar essas comunidades e aprender sobre sua cultura.
  • Aproveitas as praias fluviais como a Praia do Sol, Paredão e do Avião.

Onde ficar

Em seguida, duas boas opções de pousadas próximas da Lagoa do Confusão são a Cantinho do Sul e a Praia Alta, já no Lago Negro fica o Horotory Camping & Fishing.

Dicas e curiosidades

  • A melhor época para visitar a Ilha do Bananal é durante a seca, que vai de maio a setembro, dessa forma, durante a seca, os rios e lagos estão mais baixos e é mais fácil se locomover.
  • Leve roupas e calçados confortáveis, protetor solar, repelente e um chapéu.
  • Se você for fazer trilhas, leve um mapa e uma bússola.
  • Se você for pescar, leve sua vara de pescar e iscas.
  • Se você for observar aves, leve binóculos.
  • Respeite a cultura das comunidades indígenas.

E por fim, se você gostou das dicas, avalie o artigo nas estrelas abaixo e siga nossas redes sociais.

Todos os dias tem conteúdos sobre lugares incríveis para conhecer em todo o Brasil.

https://web.facebook.com/rotadeviaagem

https://br.pinterest.com/rotadeviagembrasil/